Doode Usa Software Proprietário

Não Caia Nesta Rede!

Doode Usa Software Proprietário

with 22 comments

Doode Usa Software Proprietário!

Para as pessoas que valorizam o software livre:

A construção de iniciativas voltadas às comunidades de software livre têm um papel importante para divulgar, unir, organizar, compartilhar o movimento e seus ideais.

A iniciativa de uma rede para usuários e simpatizantes do Linux é louvável.

Entretanto, a rede social Doode.com.br traz intrinsicamente um grave vício de origem, que compromete os ideias do software livre.

O Doode foi desenvolvido com um software que usa licenciamento incompatível com preceitos de software livre (Free Software Foundation) e software open source (Open Software Initiative). Ele impõe restrições quanto ao uso comercial / pessoal, o que o exclui das duas correntes, além de obrigar a manter os avisos de autoria em todas as páginas.

Este é o software: Sharetronix.com

O pior, que torna ainda mais questionável a conduta do criador do Doode é que quando questionado, esconde este fato, removendo os avisos do software, evadindo-se de responder e removendo mensagens sobre os questionamentos. Este é o pior de todos os aspectos, porque censurar questionamentos mostra um desvio ético grave por parte de seu criador.

Na página inicial temos o seguinte texto:

“Rede Social LINUX feita 100% com software livre PHP + MySql + Python + Jquery + Ajax + Gimp + Inkscape”

O fato de o produto ser codificado com as ferramentas e linguagens especificadas, não se impõe ao licenciamento do Sharetronix. Não é 100% software livre! Isto mostra mais uma vez as posturas anti-éticas do criador da rede Doode.

Cabe também ressaltar a mensagem tremendamente contraditória de uma comunidade que se diz “Amiga do Linux”, que não usa (muito menos cria ou contribui) software livre, omite a origem do mesmo, tentando deixar implícito que teria sido sua a autoria, e isto atenta contra a base da cultura hacker, e do software livre como consequência: a meritocracia.

Existem tantas iniciativas livres, e participar de uma comunidade que não valoriza o próprio elemento que representaria a união de sua rede, e não respeita a liberdade de expressão, ainda que feita de forma objetiva e ordeira, deve ser objeto de sua reflexão.

Veja o http://identi.ca que é microblogging livre, e faz post automaticamente em outros serviços de microblogging.

Veja e valorize o trabalho da Associação do Software Livre e a Coolivre: http://softwarelivre.org.

Mas quando for engajar-se a uma comunidade, observe atentamente se ela respeita os preceitos que diz valorizar.

Se isto faz sentido para você, saia desta rede, exclua conta para deixar claro sua posição, mas envie antes sua mensagem naquela rede com uma tag #doodeusasoftproprietario .

Obrigado por sua atenção.
SES by business degree online promotion team.


Search Engine Submission – AddMe

Anúncios

22 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. cara… vc criar um blog com essa finalidade… lamentavel hein!
    dexa o cara com a rede dele…. e nos que queremos entrar, o que vc tem a ver com isso…??? em vez de criticar, por que nao entra na comunidade e ajuda ela a crescer, postando material, esclarecendo duvidas…. assim vc aproveitaria melhor seu tempo…
    e por falar em tempo… jah perdi o meu demais aqui nessa patifaria de blog!

    Carlos Ferreira (user doode)

    11/08/2011 at 15:45

    • 1) criar um blog com essa finalidade… lamentavel hein!
      É lamentável, eu preferia expor e discutir idéias e princípios no site do Vitor Micillo, mas é prática dele deletar mensagens e usuários que fazem questionamentos, ainda que objetivos e pautados pela racionalidade, dái eu criei este blog.

      2) dexa o cara com a rede dele….
      Ele ofereceu à comunidade de software livre, postando em todos os cantos relevantes da rede, e a chamou de REDE LINUX de amigos, usando o atrativo do expoente do software livre como apelo à participação das pessoas da comunidade. Se ele usasse o nome dele, teria tanta gente indo lá?

      3) e nos que queremos entrar, o que vc tem a ver com isso…???
      Acho que você e outros entraram nesta comunidade pelo valor agregador do nome LINUX, por que valorizam este e os demais softwares que formam o universo do software livre. Mas vocês foram enganados por valores distorcidos do criador, que acha que para criar uma rede social de linux ou software livre, vale qualquer coisa, até usar software proprietário, mesmo que para isso tenha que mentir, dizendo que é 100% software livre. É MENTIRA. Isto é um fato que você nunca deve despresar. Agora, será que ele além deste “pequeno deslize”, será que não cometeu outros? Será que o software Sharetronix que ele usa está de acordo com os termos da licença? Isto porque o uso da versão gratuita veda REDES SOCIAS, permite apenas REDES PESSOAIS, não admite nem ONGs! Tem que pagar! Será que ele pagou? Ele vai te dizer a verdade? Dirá se está regularizado? Será que é só isto que ele mentiu? Será que o sistema operacional que ele roda também não é proprietário? Será que o servidor que ele usa está regularizado sem “pequenos deslizes”? E OS SEUS DADOS? Será que ele vai respeitar sua privacidade? Pode perguntar pra ele se quiser, eu não vou perder meu tempo….
      ESTE É O PONTO CENTRAL! ELE MOSTROU SER UMA PESSOAL NÃO CONFIÁVEL! A partir desta premissa, tudo o que ele disser tem de ser muito bem discutido e comprovado, se quiser ter segurança.
      Isto quer dizer: A REDE DELE USA O NOME DE SOFTWARE LIVRE, mentindo que usa software livre, este nome não é só dele, todos podem usar, mas não de maneira leviana (sim, uma mentira dessas é uma coisa muito leviana).
      Isto ainda poderá virar motivo de humilhação para o movimento do software livre.
      Por isto tento levar estas ponderações a vocês.
      Daí eu “não deixar” vocês “em paz”… desculpe o incômodo

      2) perdi o meu demais aqui nessa patifaria de blog!
      Sim, perdemos nosso tempo, eu preferia estar numa boa, batendo papo sobre software livre, mas sem me preocupar com o software do site!

      Muito obrigado por você vir aqui, espero que releia bem o que disse, que não é ter inveja do sucesso dos outros, como disse aqui o “Não Interessa”, é por que zelo pelo valor do software livre, e acredito que um caminho RETO, com posturas consitentes entre discurso e prática.

  2. por que não vão criar alguma coisa criativa e parem de invejar quem esta fazendo sucesso com uma ideia boa que reúne muito gente legal. Vão pro inferno seus fdp

    Não interessa

    11/08/2011 at 15:47

    • 1) Porque não crio algo criativo?

      Talvez eu procure um software na internet, não interessa o tipo de licença, remova todas as marcas de autoria do coitado, monte um site sem alterar nada o estilo, coloque posts pela comunidade de que tive muito trabalho fazendo isto, acho que devo postar isto usando blogs e usuários que eu mesmo crio para fingir que estão elogiando, e coloco lá falsas informações de que eu codifiquei usando isto e aquilo, (quando usando meu nome, não deixarei explícito que codifiquei eu mesmo todo o software para não parar no xilindró, só não vou avisar que usei sem autorização algo de outro babaca), farei um site voltado a quem valoriza software livre, mentindo que respeito os princípios desta comunidade e que todo os fotware por lá está 100% de acordo livrinho, livrinho, se alguém reclamar por lá, removo todas as mensagens e contas dos idealistas otários, e quem fizer barulho na net, eu xingo e chamo de FDP.

      Ah, peraí, ISTO NÃO É CRIATIVO, ALGUÉM JÁ FEZ ISTO. Eh, não tenho criatividade…

      2) Não tenho inveja de “pessoas de sucesso” que chegam lá usando qualquer meio para chegar ao seu fim (o sucesso!). Assita ao filme sobre o criador do Facebook. Cara de sucesso!

      3) Sucesso com uma boa idéia! Se você tem tantas boas idéias, por que não usa idéias aqui, para explicar o que se passa por lá, é com idéias que se discute, não xom xingamentos.

      4) O site reúne muita gente legal! Sim, mas tem software com uso ilegal, tem um administrador/criado nada legal, que não adimite discutir (não xingar!), nem traz nenhum argumento para uma discussão, que mente sobre coisas que são muito caras ao software livre. Coitados dos caras por lá, se a empresa que faz o Sharetronix.com der uma “dura” com a Polícia Federal, e tirarem do ar o site! Perderam seus dados, seus contatos, a história de todos os bate-papos, e ainda o software livre vai ser ridicularizado no mundo inteiro, POR CAUSA DO SUCESSO DO VITOR MICILLO.
      Mas não se preocupe, sua mensagem não será deletada porque você diz algo contra o que estou fazendo, que é a prática do VITOR MICILLO.

      5) vao para o inferno…
      Se eu for pra lá, certamente vou encontrar o VITOR MICILLO por lá, porque MENTIR, ENGANAR PESSOAS É PECADO! Tomara que o diabo não tenha computadores, se não o Vitor vai convencer o Capeta a criar uma redezinha social, com um softwarezinho jóia que ele mesmo criou!

      6.1) …seus FPD
      Não venha com teorias da conspiração, sou apenas eu… mas tratando com gente de baixa ética, tenho que me reservar ao direito do anonimato, como você fez… né…

      6.2) …FDP
      Pelo menos minha mãe não criou um cara mentiroso, soube me dar educação!

  3. ok vamos esclarecer algumas coisas sobre suas colocações

    Eu nunca disse que desenvolvi o doode do zero, e sempre citei a fonte dele para todos que tem interesse. Eu não preciso mentir sobre o que eu fiz e deixei de fazer no doode, eu realmente modifiquei todo o sistema de autenticação do mesmo e coloquei algumas coisas a+ no sistema. E para isso levei mais de 1 ano e 6 meses fazendo testes e testes.

    Eu não posso responder pelos usuários que me defendem xingando seus comentários pela internet a fora, eu jamais iria chegar e lhe chamar disso ou daquilo, e não quero prejudicar a imagem do software livre, pelo que me consta os direitos autorais do doode devem ser mostrados no código fonte do sistema e não na página principal como você pensa que deve ser.

    por que você só vem atacar o doode, se a própria linux social utiliza o mesmo sistema que o doode.???

    Ha ja sei, porque você deve ser membro da linux social e não admite o sucesso do doode tão rápido não é verdade??

    E sobre você ser banido do doode, você sabe muito bem o motivo ok, não preciso deixar publico aqui.

    De minha parte o doode não é apenas um sisteminha da sharetronix como você mencionou, não importa que sistema o doode usa, poderia ser wordpress, joomla, qualquer 1, o que importa é que o doode é um ideal, uma filosofia, um objetivo que em muito em breve vou alcança, ser reconhecido pela Canonical como uma grande rede LINUX no Brasil e isso ninguém vai poder me impedir.

    Espero que você mude seu modo de pensar e pense no que realmente importa, eu vou com o doode trazer para o Brasil os olhos de um grande sistema operacional que é o Ubuntu. E isso vai ser muito bom para a gente, espero que um dia você possa me conhecer pessoalmente em um congresso sobre Software livre e mude sua opinião sobre minha pessoa que acredito vc estar muito equivocado..

    Esta sera a ultima vez que irei debater este assunto, tudo que tinha para dizer esta aqui.

    Espero que você seja muito feliz na sua vida, mas da maneira que vc esta agindo não vai conseguir.
    pense nisso.

    Vitor Micillo

    13/08/2011 at 12:28

    • Este comentário foi atenciosamente confirmado por seu autor, conforme email enviado por ele para uma lista do Yahoo! Groups, (mensagem original confirmada pela visualização dos cabeçalhos da mensagem “view source”).

      Após minhas muitas tentativas de obter esclarecimentos sobre a situação do software da Rede Doode, sem sucesso, Vitor Micillo Jr., finalmente comenta os questionamentos que venho fazendo.

      Seguem minhas considerações sobre suas afirmações:

      …sempre citei a fonte dele para todos que tem interesse.

      Eu e a comunidade de software livre temos tido interesse, mas você insiste em omitir que usou um sofware pronto de rede social e microblogging proprietário, e fez questão de esconder a marca, o Sharetronix.

      Em seus posts na internet, e saliento aqui o principal, sua submissão de post ao Dicas-l e inclusive na entrevista à Revista Espírito Livre você sempre omitiu o uso do Sharetronix, propositalmente para esconder o fato de a rede Doode ser feita com um aplicativo com licenciamento proprietário, para não expor sua mentira sobre ter 100% software livre na sua rede. Esta falsa afirmação o levou às notícias de sites renomados sobre software livre. Este é o cerne do problema, a MENTIRA de que a rede Doode usa software 100% livre.

      Logo você MENTE dizendo que sempre citou a fonte, conforme fica totalmente claro nas suas declarações às duas grandes referências do software livre.

      Eu não preciso mentir sobre o que eu fiz e deixei de fazer no doode,…

      Não precisaria, não deveria, mas não pára!

      … eu realmente modifiquei todo o sistema de autenticação do mesmo…

      Leia-se “eu realmente modifiquei todo o sistema de autenticação do SHARETRONIX….”!!!
      Não existe um software chamado Doode, porque o Sharetronix tem licenciamento proprietário, não dá a seus usuários o direito de redistribuir de qualquer forma (grátis ou não), alterar o software fazendo um “novo” software, um clássico “fork”, retém explicitamente todos os direitos sobre o software. Veja os seguintes trechos da licença:

      … DISTRIBUTION OF THE SHARETRONIX SOFTWARE IS PROHIBITED.

      …Licensee may not embed the Sharetronix software , or any parts derived out of it, in any other distributable free or commercial products.

      …Licensor is the sole owner of all intellectual property rights pertaining to the Licensed Software. Licensee grants all IP rights on derivative products to Blogtronix to the extent allowable by law. The product, after enhancements, additions, subtractions or any other changes to the source code, is defined as a Blogtronix derivative product, an adaptation, and may not be re-sold or sublicensed.
      Blogtronix branding shall remain prominently displayed on all instances of the software…

      Isto exclui a possibilidade de se criar algo que pudesse se chamar de outra coisa além do Sharetronix adaptado, de propriedade intelectual da Blogtronix (proprietária dos direitos do software).

      … e não quero prejudicar a imagem do software livre…

      A imagem do software livre foi manchada, prejudicada sim! Possíveis danos à imagem:
      1) a comunidade não possui ética, seus próprios membros usam software proprietário e mentem que este é software 100% livre apenas para obter aprovação dos formadores de opinião e ter aceitação pelos demais seguidores. Isto só reforça a campanha F.U.D,, trazendo insegurança sobre o que pode ter oculto em produtos de software livre.
      2) a comunidade não tem rigor nem zelo na construção de ações de formação de opinião, permitindo que farsas como a da rede Doode, sejam promovidas no meio do software livre, gerando mais dúvidas e incertezas quanto à capacidade de liderança dos atuais expoentes do software livre.
      3) a comunidade não possui ética, usa produtos proprietários violando seus licenciamentos, apesar de condenar o uso indevido de software livre que é relicenciado de forma proprietária. Neste ponto ambas as redes Doode e Linuxsocial prejudicam a imagem do software livre.
      4) a comunidade não confia em produtos livres, opta por soluções proprietárias para implantar seus projetos. Neste ponto ambas as redes Doode e Linuxsocial também prejudica a imagem do software livre. Neste ponto também, ambas as redes Doode e Linuxsocial prejudicam nossa imagem.

      pelo que me consta os direitos autorais do doode devem ser mostrados no código fonte do sistema e não na página principal como você pensa que deve ser.

      Isto fala por si próprio:

      Sharetronix Personal License… Licensee is hereby required to keep intact and display the author attribution “Powered by Blogtronix” and the associated hyperlinks to Blogtronix.com on all user interface webpages of the on-line community website including the webpages containing legal notices and terms and conditions. Licensee is further required to retain the author attribution “Powered by Blogtronix” within the source code of the Sharetronix Opensource 1.4.2 and later versions.

      … direitos autorais do doode…

      Doode, Vitor Micillo não possuem direitos autorais sobre o software Sharetronix adaptado, apenas Blogtronix.

      por que você só vem atacar o doode, se a própria linux social utiliza o mesmo sistema que o doode.???

      Não participo desta rede Linuxsocial, pois acho que uma comunidade voltada especificamente para seguidores de software livre tem que usar 100% software livre, DE VERDADE, não de mentirinha! Não tenho focado neles por que, apesar de vocês terem em comum uma incongruência entre discurso e prática, ao menos eles não recorreram a atos totalmente reprováveis como a FARSA e a MENTIRA para atrair a atenção da comunidade (a minha! fui indizido a conhecer a rede Doode por causa de seu post aprovado no dicas-l e consequentes reposts e referências, isto me irritou profundamente!).

      Ha ja sei, porque você deve ser membro da linux social e não admite o sucesso do doode tão rápido não é verdade??

      Não é verdade, pouco me importa outra rede Linux em software proprietário, eles nem foram referenciados nas comunidades principais, daí não chamaram minha atenção, já o seu “sucesso” às custas da farsa pregada contra o Dicas-l e a Revista Espirito Livre, consequentemente as demais comunidades, isto eu não admito!

      E sobre você ser banido do doode, você sabe muito bem o motivo ok, não preciso deixar publico aqui.

      É tradição nas comunidades a diversidade e divergência, o debate e questionamento, são normais e fazem parte das relações sociais, querer que só a sua opinião tenha espaço, e responder com censura não é uma postura correta. Não ofendi, não espalhei mentiras, postei meus questionamentos e avisos sobre a natureza do software do Doode, jamais respondidas ou comentadas, apenas removidas. Pode postar aqui ao que você se refere. Apenas uma vez ví uma mensagem sobre alguém com um problema com linux e vc propôs que ele desse login e senha para SSH, e eu não tive dúvida, falei pro cara não fazer isto, q não era uma boa idéia fazer isso! Não acho que se propõe isto em uma comunidade aberta assim, que exemplo de política de segurança! E lembrando, se for um “cliente” seu, o Sharetronix versão Personal não admite usá-lo como ferramenta de trabalho comercial!

      …o doode não é apenas um sisteminha da sharetronix como você mencionou,

      Não adianta tentar dizer que existe este software chamado Doode, é apenas um sistema Sharetronix adaptado! Prove que estou errado! Abra o código e mostre que não é o Sharetronix!

      não importa que sistema o doode usa, poderia ser wordpress, joomla, qualquer 1,

      IMPORTA SIM! WordPress = 100% software livre, Joomla = 100% software livre, SHARETRONIX = 100% software proprietário >:-(

      o que importa é que o doode é um ideal, uma filosofia, um objetivo que em muito em breve vou alcança,

      Você não está preocupado com o ideal nem a filosofia do software livre, o que realmente lhe importa é o “sucesso”, o tal delírio de grandeza, em nome do qual você expõe toda a comunidade e pessoas verdadeiramente dedicadas ao ideal do software livre.

      ser reconhecido pela Canonical como uma grande rede LINUX no Brasil e isso ninguém vai poder me impedir.

      Vamos ver…

      Espero que você mude seu modo de pensar e pense no que realmente importa,

      Acho que princípios e ideais do software livre são o que me importa, trilhar um caminho reto, seguro, sem contradições, isto sim tem garantido o sucesso do software livre, e consciente da importância destes valores devemos agir, e não de forma inconsequente como você tem agido.

  4. minha resposta ao criador desse blog..

    #doodenacabeca

    doode na cabeça

    25/08/2011 at 12:28

  5. Na sua cabeça tudo isso que você está falando pode até fazer sentido, mas quando você abre a boca e fala, suas palavras são inúteis aos meus ouvidos meu caro. Mesmo se ele está mentindo, o que você tem a ver com isso, deixa o cara mentindo, nesse momento eu menti fingindo me importar com você escrevendo corretamente, me senti quase um Lord inglês, o que você vai fazer? Nada. Livre arbítrio, não é assim que funciona, eu tenho o direito de menti quando eu quiser. E tem mais, o Doode é tão legal, que até se usasse SQL Server e C# eu iria continuar acessando. Esquece a parte do Lord inglês e vai se f*d*.

    Lord inglês

    25/08/2011 at 23:03

    • se ele está mentindo, o que você tem a ver com isso, deixa o cara mentindo,

      Não, acho que devo fazer algo, você foi informado sobre o que se passa por aí, leia mais para entender alguns fundamentos pelo que luto no post Saiba a Verdade Sobre Como o Doode Enganou o Software Livre.

      Livre arbítrio, não é assim que funciona, eu tenho o direito de menti quando eu quiser

      Qualquer um pode fazer o que quiser, mas não espere que tudo será feito impunemente, sempre existe uma reação. Tem direito de mentir e dever de responder pelo que diz e faz. Sua lógica é digna do esteriótipo de um Lorde Inglês, expoente da prática de exploração e hipocrisia envernizada de “elegância”.

      que até se usasse SQL Server e C# eu iria continuar acessando…

      Não duvido… taí porque você acha ótimo usar software proprietário enquanto diz ser “amigo do Linux”.

      Esquece a parte do Lord inglês e vai se f*d*.

      Tanto ódio… tanta criatividade…

  6. Ueba, uma discussão, vou entrar nela!!! \o Porrada, porrada, porrada! o/

    Antes de mais nada, quero deixar BEM CLARO, como sempre, que não estou digitando em nome de ninguém, e que, apesar de ser o coadministrador (sim, coadministrador é tudo junto, quem digita tal palavra separando o prefixo “co” da palavra “administrador” é burro) da LinuxSociALL, não estou aqui falando nada em nome dela, nem do Jamenix, estou aqui unicamente expondo minha opinião, meus palpites, e claro, criando sempre mais “flame war”, senão não teria a menor graça! Então vamos as considerações iniciais:

    1º) O “Evangelista Precavido” vai dizer que quer que eu prove que esse comentário é realmente meu, como ele fez com o Vitor Micillo, só que no meu caso eu não preciso provar, basta pesquisar no Google sobre mim, Igor Isaias Banlian, ler uns comentários meus e verá que sou eu mesmo, sempre impecavelmente sarcástico e ácido (ainda não perdi meus dedos, só meu tempo livre, meninas, #bjsmeliga)!

    2º) Sou ateu, cético, comunista, anarquista e ideologista militante, além de futurologista amador… Sim, ninguém perguntou nada disso, mas eu adoro dizer o que sou, afinal é sempre publicidade grátis sobre o ateísmo, ceticismo, comunismo, anarquismo, etc…

    Bom, agora vamos ao que interessa, as críticas (não tenho calos nos dedos, já que você caprichou nas críticas contra o Doodle, vou caprichar nas críticas contra tudo e todos que pretendo criticar aqui, se prepare e “aperte o cinto”, quero ver se você terá coragem de publicar o que vou digitar abaixo):

    1º) Sobre o Sharetronix, ahhh, o Sharetronix… Aquele CMS é a MAIOR MERDA QUE JÁ USEI NA VIDA!!! Todo bugado (até parece o KDE 4.X, de tantos bugs, cruz credo, como tem idiotas que acham que sabem programar nesse mundo, hein), não é modular, então você tem que editar os próprios arquivos .php para instalar um plugin, fazer a tradução de algo, integrar algum recurso, modificar algo no tema (como barras laterais, por exemplo), fora o fato de ter o pior instalador online que já vi até hoje, vindo com diversos bugs de brinde, além de ser um parto atualizar de uma versão para outra… Não recomendo nem para o capeta (caso obviamente em uma pseudo realidade paralela ele realmente existisse)!!! Usar o Sharetronix, NA MINHA OPINIÃO PESSOAL foi um dos maiores erros da LinuxSociALL, e cito a LinuxSociALL aqui, não a Doodle, porque na Doodle quem tem que sofrer com o Sharetronix é o Vitor Micillo, então que se dane, mas na LinuxSociALL quem tem que sofrer com o Sharetronix sou eu, então me interessa muito “me vingar” do Sharetronix pelas inúmeras horas de tortura e sofrimento que tive ao tentar melhorar tal CMS, falando todas as verdades (consequentemente só coisas ruins) sobre ele!

    2º) Sobre Software Livre… Ahhh, a ideologia versus o capitalismo… Bom, se é para “passar a limpa geral” e sermos justos, vamos começar banindo todas as “distribuições” (se é que podemos chamar qualquer coisa atualmente que junta uns pacotes quaisquer de software bugado de “distribuição”) que comecem ou terminem com a palavra “Linux”, pois se devemos dar créditos de verdade a pelo menos os maiores contribuidores com algo, então devemos chamar tais “distribuições” de GNU/Linux! Veja, temos o BR-Linux.org como um mal exemplo disso, lá se prega o Open Source, o Linux, não o Software Livre, o GNU/Linux, e isso tem uma enorme diferença! Se estamos falando de Linux, tudo é permitido, até não dar créditos, não ser por ideologia, mas sim porque é grátis, ou rentável, levar tudo meio que as escondidas, mesmo o código sendo aberto, etc., essa é a filosofia intrínseca ao Open Source, ao Linux, bem diferente da filosofia do Software Livre, da GNU, onde se deixa claro que o mais importante é a ideologia, onde lutamos por um mundo melhor, onde entendemos que um software não é apenas um software, mas sim um meio de transformação social, uma estrada para o conhecimento, para a liberdade, etc…

    Que tal uma comparação?!?! Vamos a ela:

    => Open Source ~ Linux ~ Linus Torvalds ~ BSD ~ Mac… (Intrinsecamente: Capitalismo ~ Corporativismo ~ Menor Custo/Maior Benefício ~ Quero Ganhar Mais Mercado ~ Tudo Está Bem Atualmente…)
    => Software Livre ~ GNU ~ Richard Matthew Stallman ~ GNU Hurd… (Intrinsecamente: Comunismo ~ Cooperativismo ~ Anarquismo ~ Ideologismo ~ Não Me Importa O Mercado ~ Vamos Mudar O Mundo…)

    Entenderam ou querem que eu desenhe? (No GNU Image Manipulation Program, é claro!)

    3º) Sobre o panorama atual do cooperativismo das pessoas em prol de projetos FL/OSS (Free/Libre Open-Source Software) no Brasil… Ahhh, os idiotas ignorantes… Será que peguei pesado? Não, é agora que vou pegar pesado pra valer! No Brasil, creio que pela educação ser tão babaca, por haver grande tele-alienação (essa palavra sim é separada por hífen, a menos que a usemos na forma de um neologismo), grande miséria e pobreza, e pelo povo ser em grande parte acomodados demais (para não dizer vagabundos), temos a “cultura” de que tudo que você faz, alguém tem que lhe pagar para fazê-lo… A grande maioria está pouco se lixando para quando dizemos que temos que fazer coisas pelo bem coletivo, pela melhora da condição humana, em prol da construção de algo de qualidade para todos usufruírem, por puro prazer em deixar um legado para outros aproveitarem, etc… Enfim, os brasileiros não colaboram com projetos tipo FL/OSS (a menos que sejam pagos para isso), exceto com traduções e documentação, e isso até o rato do meu quintal está aprendendo a fazer, portanto só sabem, ou reclamar dos projetos já existentes, ou mandar os que reclamam dos projetos já existentes criarem novos projetos, mas ambos os lados estão do mesmo lado: Na prática ninguém aqui coloca uma linha de código de graça em prol da comunidade mundial (e quando coloca é por interesses pessoais, incluindo fama – do tipo “sou fodão, olha meu nome nos créditos” – ou visando ser contratado por alguma grande empresa)!

    Quer um exemplo? Leia esse artigo: http://www.bani.com.br/lang/pt-br/2011/05/software-livre-ajude-a-fazer/

    Bah, tem muito mais coisas que eu gostaria de criticar (afinal, nada funciona como deveria, nada é bom o suficiente, nada atende as necessidades de todos), mas to cansado e com sono, pois já são 3 horas da madrugada, então vou dormir, mas espero que você aceite este comentário, e os próximos que possivelmente virão!

    Abraço,
    Igor Isaias Banlian

    Igor Isaias Banlian

    26/08/2011 at 03:10

    • \o Porrada, porrada, porrada! o/

      Só no campo das idéias…

      quero deixar BEM CLARO, como sempre, que não estou digitando em nome de ninguém

      Bem-vindo ao clube…

      quer que eu prove que esse comentário é realmente meu, como ele fez com o Vitor Micillo, só que no meu caso eu não preciso provar

      No caso do VMJ, ele teve um precedente de não ser confiável, pois foi capaz de construir uma grande farsa, mentiu e com isto enganou pessoas e comunidades de respeito. Tinha de ter comprovação do que dizia para mim e qualquer outro, de forma até transparente para as duas partes.

      o Sharetronix…

      Para mim o único problema é que ele foi usado, um software com licenciamento incompatível com software livre, e mentiu-se que tratava-se de software livre, com muitas e graves consequencias para a imagem do software livre e as comunidades, blogs e promotores do mesmo.

      Usar o Sharetronix, NA MINHA OPINIÃO PESSOAL foi um dos maiores erros da LinuxSociALL…na Doodle quem tem que sofrer com o Sharetronix é o Vitor Micillo

      Confirma-se o que tenho afirmado, que a Rede Doode usa o software Sharetronix. As considerações simplesmente técnicas, sem considerar o licenciamento não constitui o foco deste blog.

      ideologia versus o capitalismo

      Ambos são ideologias.

      vamos começar banindo todas as “distribuições”…que comecem ou terminem com a palavra “Linux”,

      Vamos por partes, primeiro o Vitor Micillo e a Rede Doode, até que ele “engula” as mentiras que disse.

      …o BR-Linux.org como um mal exemplo disso, lá se prega o Open Source, o Linux, não o Software Livre, o GNU/Linux

      Acho que todos tem direito a opinião, o que acho que deve ser combatido é uma conduta anti-ética como a do VMJ, não aceito a farsa de esconder o Sharetronix e mentir que é 100% software livre pra ganhar posts em sites formadores de opinião. Imagina se o Vitor Micillo Jr. inventa de produzir produtos dietéticos, para diabéticos, vegetarianos, já viu a propaganda: 100% vegetal, 0% de açúcar! Xiii! E se o cara achar boa a idéia… pobres dos naturebas, e lá se foram os diabéticos…

      …falando de Linux, tudo é permitido,…

      Não, existem os limites claros definidos no licenciamento GPL. Desvios ou tentativas de desvios sempre ocorrerão, mas devemos estar atentos e fazer nosso papel denunciando e cobrando. Já aconteceu, já foi revertido, acontecerá novamente. “O preço da liberdade é a eterna vigilância” (atribuída a Thomas Jefferson).

      …não ser por ideologia, mas sim porque é grátis, ou rentável…

      Tenho minha preferência, mas respeito a preferência dos outros. Mas não chamem proprietário de livre, nem vice-e-versa.

      Sobre o panorama atual do cooperativismo das pessoas em prol de projetos FL/OSS … no Brasil… os idiotas ignorantes

      Excessivamente generalizante… tem muita gente boa, verdadeiros exemplos… inclusive gente que deu apressadamente, pode dizer de modo incauto, espaço para o VMJ

      … os brasileiros não colaboram com projetos tipo FL/OSS…

      Isto está se solidificando como uma opinião internacional… já ouvi o Jon ‘maddog’ Hall falar disto…

      Desculpe a demora em publicar seu comentário… pode vir criticar, mas se puder manter um pouquinho o foco, ou acrescenter outros aspectos dos eventos da Rede Doode, eu agradeceria…

      Obrigado por perder seu tempo…

  7. Bom….vou concordar que criar um wordpress para esse assunto, saiu em meio demasiado…deu grandeza a um assunto que não é somente um ou outro que errou.
    Referente ao fato de cópia sem citar nomes….nem falo da M$…Quer empresa que mais copiou código dos outros e lucrou com isso ???
    Um outro produto bem conhecido que não passa de cópias, é a Coca-cola….alguém já viu a licença GPL da Coca-cola ????
    Ou meus caros programadores…em alguma vez em toda a sua existência computacional..alguém que desenvolveu o jQuery veio reclamar por não falar que você não postou no rodapé “Site usa jQuery vX.X…”. Não vamos dar grandeza a assuntos que não condizem tanto com a realidade do certo e errado.

    Referente ao local do Vinícius (Doode.com.br), a idéia matriz do projeto é simplesmente “um lugar para se reunir e falar sobre SL,Linux,dia-a-dia,….”, assim como você utiliza o WordPress. Acredito que se lhe mandar um comentário que lhe ofenda profundamente, irá remover e postar que o mesmo foi removido….é um direito seu de fazer o que quiser com o que lhe é fornecido (comentários, matérias,…).

    Quando entrei na doode.com.br, ninguém me prometeu matérias sobre Linux, encontros com especialistas e afins, o que põe por terra, seus comentários sobre “promessas que fez para ter participantes…”.Mesmo que ele tenha copiado o site, isso também não condiz com a atitude de tirarem o site dele do ar…

    Enquanto existir essa mentalidade humana de individualismo perante as coisas que trazem benefícios e que tem destaque…não iremos melhorar nada. Porque criticar um site que cresce usando uma tecnologia livre ?? Porque não mostrar que o pessoal que usa essa tecnologia se ajuda, não vendo nome falado mas sim a solução??? Mostre que o povo que usa SL, indiferente de quem seja, faz o negócio dar certo, independentemente de quem for… E se o Vinicius fosse um garoto de uns 15 anos ?? Pow, se um garoto faz isso com SL, o que um kra graduado com pós e talz num faz ????
    Essa é a real idéia do SL, TODOS são iguais se estes tem o conhecimento.

    Bom, vou finalizar por aqui…mas acho que ao invés de fazer um carnaval perante esse problema, tenhamos foco em fazer um mundo mais livre para soluções. Que sejamos lembrados pelas descobertas e não pelo valor das licenças ou por “é meu e ngm copia”.

    Grato pela atenção e desculpe o post enorme…

    Jefferson

    26/08/2011 at 10:04

    • Corrigindo o nome do criador do doode.com.br….Vitor…..

      Nunca fui bom pra nomes…..

      Jefferson

      26/08/2011 at 10:10

    • Referente ao fato de cópia sem citar nomes….nem falo da M$…Quer empresa que mais copiou código dos outros e lucrou com isso ???

      Isto! Vamos repetir os atos dos que criticamos! Excelente postura! Citar a marca é uma obrigação do licenciamento proprietário do Sharetronix, não um CAPRICHO do Evangelista Precavido.

      Um outro produto bem conhecido que não passa de cópias, é a Coca-cola….alguém já viu a licença GPL da Coca-cola ????

      Chama-se “segredo industrial”, o equivalente a “software proprietário”.

      alguém que desenvolveu o jQuery veio reclamar por não falar que você não postou no rodapé “Site usa jQuery vX.X…”.

      jQuery é software livre, não faz estas exigências externas, apenas no interior do código de programação.

      a idéia matriz do projeto é simplesmente “um lugar para se reunir e falar sobre SL,Linux,dia-a-dia,….”, assim como você utiliza o WordPress

      Se o VMJ usasse WordPress na Rede Doode, não haveria a MENTIRA por que WordPress é feito 100% com software livre.

      …se lhe mandar um comentário que lhe ofenda profundamente, irá remover e postar que o mesmo foi removido….é um direito seu de fazer o que quiser com o que lhe é fornecido (comentários, matérias,…)

      Você pode gostar de comunidades que censuram a crítica e as opiniões contrárias, seja feliz, eu não gosto! A postura do VMJ é reprovável, mas esta é uma opinião, não um juizo de valor, MAS MENTIR QUE FEZ UM SOFTWARE 100% LIVRE SÓ PRA GANHAR ESPAÇO NAS COMUNIDADES É ANTI-ÉTICO, IMORAL, MENTIRA! Somente esta é a minha grande crítica e denúncia à Rede Doode e a (im)postura de Vitor Micillo Jr.

      ninguém me prometeu matérias sobre Linux, encontros com especialistas e afins, o que põe por terra, seus comentários sobre “promessas que fez para ter participantes…”.

      Ele fez afirmações FALSAS sobre seu software ser 100% livre, e fez isso de forma calculada, para ter sua divulgação aceita pelas comunidades de software livre e beneficiar-se do respaldo para atrair seguidores do software livre.

      isso também não condiz com a atitude de tirarem o site dele do ar…

      Também concordo, uso o caminho do protesto e da denúncia, os ataques são um caminho autofágico…

      …individualismo perante as coisas que trazem benefícios e que tem destaque…

      Acho EXTREMAMENTE INDIVIDUALISTA mentir para ter aceitação e divulgação e sucesso, à revelia da imagem do das pessoas e comunidades do software livre que formam opinião neste meio, que, acreditando na palavra de VMJ, deram-lhe espaço de divulgação.

      Porque criticar um site que cresce usando uma tecnologia livre ??

      Porque mentiu que é tecnologia “100% livre”, e pessoas honestas como você acreditaram, foram enganadas. Leia o post para entender os fatos e provas que mostram esta farsa. Leia todos os detalhes do software usado na Rede Doode, seu licenciamento e a forma como VMJ manipulou palavras para manter a farsa de que era software livre.

      Mostre que o povo que usa SL, indiferente de quem seja, faz o negócio dar certo,

      Como a Rede Doode vai mostrar isto??? Usando software proprietário e fazendo proselitismo sobre software livre? Acho que é preciso consistência entre discurso e ação.

      Pow, se um garoto faz isso com SL

      Não usa software livre, usa Sharetronix, software proprietário.

      Que sejamos lembrados pelas descobertas e não pelo valor das licenças ou por “é meu e ngm copia”.

      Em software livre todos podem copiar, o Sharetronix NÃO PERMITE redistribuição, nem cópias do software, leia sobre isto no post “Saiba Como o Doode Enganou o Software Livre“.

      Grato pela atenção e desculpe o post enorme…

      Desculpe a demora em publicar seu comentário, e não se preocupe, a réplica minha foi enorme também, é bom discutir com idéias espontâneas como as suas. Espero que leia mais para entender tudo o que digo e não perder o ponto central desta discussão, ao menos é o que espero que se discuta sobre estes eventos, a FARSA do Vitor Micillo Jr.

  8. Inveja mata mesmo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Doode

    02/09/2011 at 11:43

    • Tentando desviar o assunto pra tal “guerra de redes Linux”, pouco me importa as outras redes (LinuxSocial?).
      O problema á a mentira sobre ser 100% software livre, farsa anti-ética, enganadora da comunidade que caiu na mentira do Vitor Micillo Jr.
      USA SOFTWARE PROPRIETÁRIO MAS TEM VERGONHA DE DIZER PARA NÃO EXPOR SUA MENTIRA, SEM A QUAL NUNCA OBTERIA DIVULGAÇÃO!

  9. F***-se seu invejoso! Por acaso vc nao viu que há uma versão da comunidade, sem nenhum vínculo proprietário??? Se quer enxer o saco de alguém, vá enxer o do pessoal do LinuxSociALL, isso é se vc nao fizer parte deles não é??

    Spock

    04/09/2011 at 19:29

    • Por acaso vc nao viu que há uma versão da comunidade, sem nenhum vínculo proprietário???

      Por acaso você não sabe o que quer dizer “software livre”: Saiba a Verdade Sobre aiba Como o Doode Enganou o Software Livre

      vá enxer o do pessoal do LinuxSociALL

      Eles não mentiram ser 100% software livre só pra ganhar aprovação da comunidade de software livre, ficaram caladinhos sobre o que usam por lá…

      isso é se vc nao fizer parte deles não é??

      Estou notando um padrão aqui… NÃO FAÇO PARTE DE COMUNIDADES DE SOFTWARE LIVRE QUE NÃO USA SOFTWARE LIVRE!

  10. E os retardados ainda assim apoiam o cara que está mentindo pra eles… Não entendem a seriedade do caso.

    Davi Araujo

    10/09/2011 at 20:49

  11. Pois é, realizei o meu cadastro imaginando ser uma lamborghini gallardo, mas no fundo não passa de uma kombi toda remendada… Acho que essas poucas palavras, quem ler vai entender muito bem o que eu disse…

    #doodeusasoftproprietario – fui enganado…

    abraços!

    Charlles Alves

    11/10/2011 at 12:24


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: